segunda-feira, 13 de agosto de 2012

... a vida pós parto

A pedido, o post de hoje será sobre o que a mamãe pode usar após o parto. Ou melhor: como eu passei e estou passando essa fase.
Durante a gravidez, pensamos no enxoval do bebê, na decoração do quarto, nos móveis, na mala da maternidade, nos exames, nas consultas...
O que se pensa para a mamãe é na mala com as camisolas/pijamas, chinelos e coisas de uso pessoal... Pensamos na cinta também, mas isso vai ser usado alguns dias depois do parto, então compramos e deixamos lá guardadinha. Eu até tentei levar pro hospital... capaz que entrou! Nem a pau, Juvenal!
Mas ninguém nos fala o que realmente a mamãe vai usar depois que voltar para casa da maternidade, pelo menos até os 3 meses do bebê.
Claro que ficamos a maior parte do tempo em casa. Saímos para as consultas com pediatra e obstetra. Mas ficar em casa de camisola/pijama não dá. Um pouco de dignidade e vaidade vão bem!
Felizmente, em 10 dias eu voltei ao meu peso normal então as calças (as de ginástica, claro) serviram bem... pelo menos calça eu tenho. Mas... e blusa?! Gente, para quem amamenta, não dá pra colocar blusa sem botão ou zíper. Impossível. Não no primeiro, segundo mês... os mais críticos para a amamentação...
Certamente, é preciso pensar nisso enquanto grávidas... Depois, não dá pra deixar o bebê em casa e sair pra fazer compras. Nem levá-lo a locais públicos e fechados antes das principais vacinas.
E aqui é frio. Não dá pra usar vestidinhos, batinhas, camisas... tem que ser casaco, coisas quentinhas.
Então, pensei em algumas coisasque senti necessidade (o mínimo) - roupa, acessórios, etc. (lembrando que estou dando o peito... Para quem não está, fica mais fácil!).
  1. Calças confortáveis: se você não engordar muito, poderá utilizar as suas calças antigas. Se engordar, providencie novas para depois do parto. Se der, use as mesmas da gravidez.
  2. Casacos com zíper: se onde você mora é frio, terá que providenciar casacos confortáveis, com botão ou zíper em toda a frente da peça. Não adianta ter abertura até o meio da peça... fica muito desconfortável para amamentar.
  3. Vestidos com abertura frontal: para que mora em cidades quentes, vestido é tudo de bom. Peça única e prática...
  4. Camisas: boas para quem mora em cidades quentes ou com temperaturas amenas.
  5. Sutiãs: sempre usar o sutiã para amamentar.
  6. Calcinhas: eu uso as calcinhas normais. Só coloco a cinta ou malha  por cima.
  7. Absorventes para seios: eu comprei aqueles da Johnson's para usar à noite, já que durante o dia eu uso as conchas de silicone que ajudam a formar o bico do seio. Não gostei dos absorventes porque na mesma proporção que as conchas formam o bico, os absorventes achatam. E aí  é uma briga na hora de amamentar... Me rendi às conchas 24 horas, mesmo elas incomodando pra dormir.
  8. Cintas e malhas: essas eu acredito que devam ser recomendadas pelo obstetra. Eu comprei uma cinta bem alta, cavada que uso por cima da calcinha. E tenho outra malha da marca Yoga que vai do joelho até a parte do busto... eu alterno. Eu comecei a usar assim que entrou. Nos primeiros dias é complicado de usar, mas depois fui desinchando e aí é até mais confortável. A barriga não fica tão "vazia", "oca" e para quem fez cesárea, é melhor para se movimentar. Sem falar que voltamos bem mais rápido à barriga de antes.
  9. Calçados: nessa fase, os melhores são sapatilhas e tênis. Mais práticos e confortáveis. Eu uso tênis.
  10. Cabelos: viram o caos. Não dá tempo de lavar, pintar, arrumar. O negócio é prender e pronto. Nada de estresse.
  11. Mãos e pés: por um tempo não vai dar pra ir no salão. Então: ou você pede pra manicure ir na sua casa, ou faz você mesma ou  fica sem fazer (estou entre a segunda e terceira opções... eu faço, quando dá!)!
  12. Depilação: não vai ser sua prioridade, mas dá pra dar uma enganada usando aparelho durante o banho. Ah, e a sobrancelha vira uma taturana se não lembrarmos que tem que tirar (pelo menos o excesso).
  13. Desodorante: percebi que o desodorante sem perfume é o melhor, pelo menos no primeiro mês. Não incomoda o bebê na amamentação, por causa do perfume.
Lembrando: cada mulher tem uma necessidade e se adapta do jeito que melhor lhe convém. Como comentei, tem a questão da amamentação, dos quilos ganhos na gravidez e da perda desses quilinhos após o parto... Cada uma se adapta como pode e como dá. Eu queria ter pensado nisso antes, para não andar com a mesma calça e o mesmo casaco quase todos os dias! hehhe

Beijos!

14 comentários:

  1. Adorei as dicas, principalmente das camisas de botão, vou começar a providenciar mais rss.... não tinha nem pensado no "eu depois" ... muito bom!!!

    ResponderExcluir
  2. Bibi, tu é figura...rs...sabe q eu comprei algumas camisolas bonitinhas e é isso q uso o dia inteiro...me sinto péssima, mas não tenho ânimo de me arrumar.

    Meu cabelo está horroroso...uma vergonha...e eu continuo usando a cinta pq se eu não uso, sinto como se tudo estivesse solto aqui dentro.

    Como pode um ser tão pequeno dar tanto trabalho, né!? Rs...

    Bjão

    ResponderExcluir
  3. Ah amiga eu me diverti com a tua lista, especialmente a parte das sobrancelhas...
    A minha irmã quando estava grávida passou por a mesma situação do pós gestante e ela dizia que era a "mulher de uma roupa só" kkkk
    por fim até umas roupas minhas ela usou...
    Se eu ficasse grávida as tuas dicas seriam muito úteis
    Bjs e tudo de bom!

    ResponderExcluir
  4. Bibi lindona....imagino como deve estar uma deliciosa vida corrida com a prensença da Nina... agora no seu mundo de mãe...rsrs
    Sim amiga voltei....mesmo q eu nunca consiga engravidar...sempre estarei aqui...torcendo...vibrando com as todas vcs.....afinal...sempre temos algo a celebrar né?! A vida é uma delas!!!!
    Bezu estalado em vc e na Nina

    ResponderExcluir
  5. Essas dicas são fantasticas adoro quando mamaes que ja tiveram seus bebezitos postam dicas.
    é melhor levar uma roupa bem confortavel para sair do hospital né? tipo um calça de pano molinho e um tenis?

    ResponderExcluir
  6. Eu comprei a cinta, mas nem uso.Não consigo pq me aperta e me sinto muito desconfortável, por isso estou barriguda...rs
    Ainda não emagreci tudo que engordei e pelo jeito não vou emagrecer tão cedo.
    Sobre as conchas ,também usei, achei ótima , mas é terrível pra dormir.
    Os absorventes de seios eu uso todos os dias , senão minhas roupas encharcam.

    Que vida deliciosa essa de mamãe né Bibi?Estou amando .
    Um super beijo pra vc e pra Nina

    ResponderExcluir
  7. Adorei o post, é bem isso mesmo que vc listou sobre o sutiã, a cinta, o cabelo que não dá jeito, rs.
    Toda gravidinha deveria ler!
    Hoje estou nas minhas visitas da madrugada...
    Bjus

    Rafaela
    www.rafaelando.com

    ResponderExcluir
  8. Bem lembradas as dicas Bibi!!!
    Nem tinha pensado ainda nessa parte...a gte só pensa nas coisinhas do bebê e esquece de nós mesmas...
    Vou providenciar algumas blusas sim, até pq aqui vai ser começo de inverno e já nao vou usar vestidinhos práticos...
    Obrigadaaaa!!!
    Beijão

    ResponderExcluir
  9. Post suuuper "utilidade pública"!
    Se dissesse que foi escrito por mim, eu acreditaria!
    Também estou sem roupas para usar, e por isso acabo ficando no pijamão o dia todo! Mas é tão ruim...
    As calças de antes da gravidez ainda estão pequenas e as de gestante estão gigantes! E as blusas para amamentar, sim, são a pior parte!
    Preciso provar todas as roupas do meu armário até achar algo que caiba mas... e tempo? E ânimo???
    Difícil mesmo é se virar nos dias de sair de casa!
    rsrsrs...
    Beijão!

    http://nossomundocomfelipe.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Bibi amiga, parabéns por ter engordado pouco e já estar no peso antes de grávida e o melhor com a Nina mega saudavel.

    òtimas dicas, todas anotadas!!!

    beijos

    ResponderExcluir
  11. Ótimas dicas!! Amei!!

    E obrigada pelo elogio!

    Vi a foto da pequena Marina (lindíssima, por sinal!) em uma cadeirinha de descanso. É boa? Tô com vontade de comprar uma!!

    Um beijo, querida!!

    Mãe da Mel.

    ResponderExcluir
  12. Adoro essas dicas! essas e de enxoval também. Assim já vou estudando e anotando tudo pra quando chegar minha vez, rs
    Bjão pra vcs

    ResponderExcluir
  13. Ótmas dicas...ficamos tão focadas nas coisas do bb que esquecemos desses detalhes.Adorei, com certeza me irão me ajudar mto.


    Bjs.

    ResponderExcluir

Pensa comigo?!?