segunda-feira, 6 de agosto de 2012

o susto e o medo

A partir de hoje, eu e Nina ficaremos em casa sozinhas durante o dia, até o fim da licença maternidade, que, pelas minhas contas, será no dia 26/12... (que demore muuuito para chegar esse dia)
Contaremos com as presenças de Monalisa e Alfredo para alegrar nossos dias com suas apresentações ilárias!
Posso assegurar que as férias do papai foram maravilhosas ao nosso lado. Super recomendo que os pais façam isso e fiquem ao lado de suas esposas, pelo menos no primeiro mês. Construir uma rotina juntos, dividir as responsabilidades (possíveis, é claro) só aproxima ainda mais o casal e o novo membro da família.
E o papai da Marina foi um super paizão. Está sendo... e sei que ele está com o coração partido em ter que voltar ao trabalho... mas é assim que tem que ser! Infelizmente (ou felizmente, já que ele tem um ótimo trabalho).
Agora, esperamos todo final de dia, ansiosas, que ele chegue apra ficar conosco!
Bom, mas o post de hoje é para falar sobre o susto que levei ontem, enquanto amamentava a nossa pequena.
Marina tem a mania de sugar muito. E o leite sai mesmo.  Tanto que chega a se afogar.... mas ontem, ela se afogou feio. Ficou sem ar e eu, apavorada. Simplesmente entrei em pânico porque ela ficou rouxa e não voltava (claro que foram 3, 5 segundos, mas pareciam horas).
Assoprei no rosto, bati nas costinhas, chacoalhei e não voltava. Saí correndo, gritando pro pai dela vir nos socorrer. Aí ela voltou.
Gente, nunca fiquei tão mal. Eu tremia. Chorei. Foi um susto. E se repetiu à noite.
E aí entra o medo.Medo de não dar conta sozinha...  Papai felizmente estava em casa ontem... Mas a partir de hoje não está mais... e peço que não aconteça mais isso.
Pesquisamos na internet o que fazer nesses casos e, se a criança não  tossir e parar de respirar, deve-se virar o bebê de barriga para baixo e bater nas costinhas, com a cabeça levemente mais baixa. Se ela tossir, ela voltará sozinha...
Mas, e fazer isso na hora. Pensar antes de agir...
Hoje não aconteceu, mas estou cuidando muito na hora do mamazinho. E algo que era um prazer de fazer, tornou-se um alerta. Espero que temporariamente.
Meninas que tem bebezinhos: isso já aconteceu com vocês?
Beijos e ótima semana!

9 comentários:

  1. Bi, eu dou um pouco de peito e complemento com LA. Qd ela vai pra mamadeira, faz a força que faz no peito e aí sai muito leite, às vezes, ela dá uma engasgadinha, mas eu fico apavorada. Até ia procurar na net para o caso de a coisa ficar feia. Que bom que vc já postou. Imagino seu susto!
    Pq vc vai ficar sozinha?
    Vc acredia que meu marido passou num concurso em outra cidade...e começou hj. Mas minha mãe mora perto e está dormindo aqui comigo.
    Bjks e fica sussa que vai dar tudo certo, vc está se saindo super bem!!!

    ResponderExcluir
  2. Maria Lívia, ficarei sozinha durante o dia!!! graças a Deus, à noite não...
    Nossa, pelo menos tua mãe tá perto! que bom!!!
    Beijo pra vcs duas!!!

    ResponderExcluir
  3. Bibi, amiga que susto! Affff até eu fiquei apavorada! Ainda bem que já passou!
    O meu marido tb vai pegar férias e ficar com nós duas! Espero que tudo ocorra bem!
    Amiga, fique tranquila viu, qualquer coisa ligue para o pediatra dela para ver o que pode ser feito se ficar repedindo essas coisas...
    Bjos

    ResponderExcluir
  4. Menina, que susto!
    Puxa, deve dar muito medo. Eu quando estou assustada nao penso claramente, o que prejudica deveras....
    Bjs e boa sorte, foi só dessa vez, viu?

    ResponderExcluir
  5. Bibi, isso tem acontecido DIRETO aqui em casa!
    Sei que é um susto tremendo, mas confesso que ler que acontece com outros bebês (sua Nina e vi no comentário acima que com a Maísa também) me deixa ao menos um pouco menos tensa, pois achava que era só com o Felipe e já estava imaginando que havia algo de errado!
    Ele tem engasgado bastante na hora de mamar... ás vezes mais de uma vez na mesma mamada. Não sei se é porque ele dorme no meio do tetê, ou se é por ser esganado e sugar muito, ou ainda se é por estar saindo muito leite. Ou uma combinação de tudo isso. Quarta temos pediatra e vou falar com ela a respeito.
    Eu sempre fui NEURÓTICA com a questão "engasgo". Medrosa mesmo, tanto que no curso de gestante, quando a pediatra abordou esse tema, comecei a chorar de medo (oi??? rs...). Mas na hora que o "bicho pega" a gente tem que se virar, né?
    Lá no curso eles ensinaram essa posição de virar de barriga pra baixo e bater nas costas, e quando precisou, instintivamente eu estava fazendo. Não se preocupe, a gente não pensa, só age! E a tremedeira vem depois... rs!
    Espero que nossos babies aperfeiçoem a "arte de mamar" e que esses episódios tensos diminuam!
    Beijos pra vcs,

    http://nossomundocomfelipe.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Ai amiga, não fica assim não, acontece! É que ela está afoita pelo leitinho!!!Fica tranquila, vai dar tudo certo!!!Bjkas e boa semana!

    ResponderExcluir
  7. Aff amiga, sei bem o que é isso, passei no hospital como vc sabe e aqui em casa ja passamos algumas vezes, ela ja chegou a voltar leite no nariz e me assustou bastante, o que faço é o que o medico ensinou virar de barriga pra baixo e assoprar na nuca, sempre funciona, mas o susto é grande, mas amiga vou te falar é instinto a gente faz e nem ve depois que vem o susto, fica tranquila se Deus quiser logo isso vai acabar, nossas pequenas vão aprender a mamar e respirar sem se afogar.

    Bjks

    ResponderExcluir
  8. Não tenha medo Bibi , vai dar tudo certo mesmo sem o papai por perto.Meu filhote as vezes se engasga tambem.Eles sao muito gulosos e apavorados pra mamar.
    beijocas

    ResponderExcluir
  9. Bibi do céu, tbem passei por um engasgo com o Léo, fiquei apavorada e olha que foi bem rápido. É tão bom quando os papais estão por perto, né? Dá uma segurança... O papai do Léo começa a trabalhar depois do dia 15, tbem vamos sentir falta...
    Obrigada pelo comentário e pelo carinho lá no meu blog.
    Bjinhos pra vc e Nina

    ResponderExcluir

Pensa comigo?!?