quarta-feira, 8 de agosto de 2012

coisas úteis e não tão úteis

Quase um mês depois do nascimento da Nina, dá pra fazer um balanço do que tem serventia e do que não é algo de primeira necessidade, quando se faz um enxoval para a espera do bebê.
E isso serve de alerta para as futuras mamães aí da blogosfera e da vida real! Mas que fique bem claro que é a minha percepção... cada mamãe tem seu jeito!
  • Kit higiene: o que é isso mesmo? A gente anda pela casa com a pomada antiassaduras, a fralda e o pacote de lencinhos (sim, os médicos dizem pra usar algodão e água morna, mas na prática a gente não usa... ou nunca tem água quente, ou o algodão não limpa direito...) à tiracolo... ahh, e o trocador, claro... e onde der, é ali que estendemos tudo e trocamos nosos bebê!
  • Poltrona para amamentação: usei 3 dias, mais precisamente... Foi bom? Sim, foi! Mas só para esses 3 primeiros dias para ela aprender a mamar. Não gosto de me isolar para amamentar porque não quero que a Nina fique chatinha pra mamar por causa do barulho. Então, onde estou, puxo a teta e vai ali mesmo, sem rodeios! e ela mama beeem faceira!
  • Cotonetes: só servem para limpar o coto (enquanto esse ainda não caiu). Depois que caiu, não se usa pra mais nada, pois no ouvido não é pra usar e no nariz, é melhor usar aquele treco que aspira (que ainda nem usei também). Ah, quem sabe dá pra aproveitar pra sua maquiagem, né?!
  • Panos de boca: esses são ótimos, mas os melhores são aqueles de tecido de fralda... atoalhados só servem pra machucar a boca do bebê. Então, tenha muuuitos do tipo fralda.
  • Macacões sem e com pé: eu prefiro os com pezinho. Muito melhor, pois coloca-se uma meia por baixo e deu. Já os sem pé, tem que pensar em sapatinho, meia enfeitada... Sem falar que o que limita um mamacão de servir para o bebê não são as pernas e sim o gancho (aquela parte que fecha no meio das pernas).
  • Body ou camisetinha: preferi camisetinha. Os bodies são muito limitados e quando você vê, não fecham mais... bebê cresce muito rápido.
  • Mantas: as melhores são aquelas beeem macias, tipo de soft... e um bom xale da vovó é ótimo e macio também. Cobertor macio vai bem à noite ou em dias com muito vento e frio.
  • Quarto do bebê: esse sim, vc só vai usar mesmo lá pelo segundo ou terceiro mês... então, a menos que você se incomode com obras após o nascimento, não tem problemas se não ficar pronto. A Nina nem usou o dela ainda... ou estreou!
Por enquanto é isso... se eu lembrar ou vivenciar mais alguma coisa, vou postando aqui...
Beijokas!

12 comentários:

  1. Ai, amiga, tb cansei de amamentar no quarto, isolada.
    Agora montei um segundo QG na sala para ver as olimpiadas, rs!
    Mas o trocador e o kit higiene eu uso toda vez, sabia? Agua quente, algodão e tudo! Não usei o tal lencinho umidecido!
    O berço, só de manhã para tomar sol, rs. Depois é no carrinho mesmo!
    Bjks

    ResponderExcluir
  2. Bibi, nada como a vida real para nos situar...
    realmente fazer um enxoval é um sonho e tem tantas coisas para incluir que dá medo de esquecer algo, nada como a praticidade também...

    beijos em ti e na Ninoca.

    ResponderExcluir
  3. Bom saber de tudo isso, pra nós futuras mamãe é sempre bom.

    Bjusss

    ResponderExcluir
  4. Bibi linda!
    Obrigada pelas dicas, estou mesmo naquele momento que ainda não tem nada pronto no quarto/cafofo/provisório da Clarinha. Não comprei nada ainda. Tenho o protetor de berço, as cortinas, o trocador, abajur, comoda e só rssss. Ainda vou ver os enfeites... Quanto as mantas, amiga eu adorei... Tenho duas mantas de soft, uma de pano (linda), 03 cueiros básicos e fraldas de pano para limpar a bundinha kkkk.
    Adorei suas dicas, vou dar um UP no cafofinho dela e nem vou me preocupar se não ficar pronto, é bem como vc disse compro o resto depois e se precisar né.

    Bjos

    ResponderExcluir
  5. Bibi, eu uso o kit higiene pra caramba. Tá certo q, às vezes, na pressa, eu uso o lenço umedecido, mas como tenho águs quente na torneira, eu uso bastante a água morna.

    A poltrona de amamentação, eu tb uso bastante. Coloquei um adaptador para ipod na mesinha de cabeceira q fica ao lado e sempre q vou dar a mamadeira ou o peito (tentativa), eu ligo a música e ficamos ali. Claro q, às vezes, tb vou pra sala ou para o meu quarto e faço tudo lá.

    Qto às roupinhas, eu adoro os bodys...E tb gosto dos macacões com pezinho.

    Qto ao quartinho do Benício, eu o uso bastante! O Benício dorme no meu quarto num berço portátil, mas, assim q eu acordo, eu o levo para o quartinho dele, abro as janelas e o coloco no bercinho de lá. À noite, ele volta para o meu quarto.

    Enfim...com o tempo, as coisas vão se ajustando.

    Bjão

    ResponderExcluir
  6. Aff amiga concordo com tudo, em especial com o quarto a Bia so dormiu no berço ate agora 1 vez e durante o dia...

    bjks

    ResponderExcluir
  7. Adorei as dicas Bibi!!
    Não tenho ainda o kit higiene nem a poltrona de amamentação...mas o kit vou comprar um cestinho pra deixar as coisas mais a mão, não vou me preocupar com coisas mto certinhas, até pq aqui eles não usam tanto esse kit todo fofo que temos no Brasil, todo combinando... e a cadeira tb não vou comprar, talvez um casal de amigos nos dê uma que está sobrando na casa deles, mas se não vou fazer como vc, amamentar na sala mesmo pra ele aprender a mamar em qualquer lugar!!!
    Obrigada amiga!!
    Beijão nas duas

    ResponderExcluir
  8. Oi bibi,

    Eu também uso bastante o kit de higiene, e a Alice dorme no bercinho dela todo dia, mas é porque ele fica no nosso quarto com a gente, colocamos um monte de almofadas ( a maioria do kit berço mesmo) para ela se sentir mais acolhida e ela fica super bem lá! Gosto bastante dos mijãozinho com pézinho também, mas a minha pequena ainda usa tudo RN, ela só perdeu um macacão até agora...
    Não tenho a poltrona de amamentação pois não caberia no meu quarto, mas acho que seria uma boa, fico morrendo de dor nas costas de sentar na cama toda desajeitada para amamentar, mas realmente é ruim ficar se isolando de todo mundo para amamentar...
    Obrigada pelas visitar no meu blog!
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Concordo com tudo Bibi.Sobre dormir no quartinho deles ,o Kenjinho começou agora a dormir lÁ.E não está gostando...mas terá que se adaptar.
    beijos

    ResponderExcluir
  10. Bibi, concordo com quase tudo!
    A única coisa que uso em todas as trocas é o kit de higiene, pois fiquei super habituada a trocá-lo no quartinho dele, sempre. E lenço umedecido só tenho usado nas saídas de casa (leia-se: pediatra ou obstetra! rs...).
    Quanto ao resto, tem meu aval!
    A poltrona de amamentação eu nem comprei por falta de espaço e hoje não vejo a menor necessidade. Me adaptei super bem com o meu sofá super confortável e a almofada de amamentação - essa, a meu ver, indispensável!
    Beijinhos para vcs duas!

    http://nossomundocomfelipe.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oii adorei as dicas, é mto bom mamae de primeira viagem fica tão perdida...eu comprei a poltrona de amamentação pq eu sou muito timida, mas muito mesmo, eu so mostrei minha barriga mesmo pra minha mae agora com quase 9 meses, de tanta vergoha, acho que vou me isolar pra amamentar pelo menos nos primeiros dias.
    beijoos

    ResponderExcluir

Pensa comigo?!?