quarta-feira, 1 de maio de 2013

o adeus ao bisa

Segunda-feira, dia 29/04, foi um dia triste.
O bisa da Nina faleceu. Vovô João, como chamávamos, ia fazer 92 anos em maio.
Na última vez que o vimos, na Páscoa, ela já não saía mais da cama. Estava lúcido, brincou com a Marina e ainda falou: da próxima vez que vocês vierem, ela vai estar engatinhando...
Tadinho, mal sabia ele que não ia viver mais um mês.
Ele estava bem fraquinho nos últimos dias. Na sexta-feira, baixou hospital e foi enfraquecendo cada vez mais até que na segunda, as 5 horas da manhã, as enfermeiras constataram que ele já estava sem vida.
Então, fomos para o interior para o velório e enterro.
Ele estava tão tranquilo, tão bonito, calmo. Morreu dormindo.
O bisa foi militar e um homem um tanto severo.
Teve 4 filhos, mas 3 morreram logo que nasceram. Só vingou um: meu pai e avô da Marina.
Ele e meu pai tiveram muitas desavenças e brigas. Mas tudo passou.
Quando a bisa faleceu, há 14 anos, ele casou novamente. Em 2010, a esposa dele teve um AVC e ficou acamada. Então ele foi morar na casa do meu pai e a família dela ficou cuidando dela.
Ele ia visitá-la todos os dias. Até que um dia, proibiram ele de ir lá. Ele se entristeceu.
Foram muitas idas e vindas ao hospital, noites em claro... E depois da doença da esposa dele, ele foi se indo cada vez mais...
Ele morou quase dois anos e meio com meus pais. Ele e meu pai se acertaram. Brigavam, às vezes. Mas meu pai cumpriu com sua missão e hoje ambos estão descansando: o bisa, lá no céu, e o vovô em casa, com a vovó, curtindo os netos e continuando sua vida.
Bisa, obrigada por sua convivência conosco, por nos ensinar tanta coisa, nos contar tantas histórias, nos fazer rir, porque mesmo enfraquecido, conseguia fazer piada de alguma coisa.
E onde você estiver, esteja bem e olhando por nós!
Adeus!!!
4 gerações: bisa, vovô, mamãe e Nina

6 comentários:

  1. Que triste Bibi , pelo menos ele partiu dormindo. Nos dias de hoje com tanta violencia , isso é coisa rara.
    Mas e a esposa dele , ainda vive?
    Que ele possa descansar em paz.

    ResponderExcluir
  2. Oi Bibi!

    Que lamento a perda de vcs, é muito triste ver um familiar partir, mas como tu mesma disse o Bisa cumpriu sua missão no nosso plano e agora que está no plano espiritual vai se preparar para nova vida aki na Terra e reencontrar amigos e familiares, a gente aki fica com saudade mas eles continuam nos vendo e visitando sempre que podem.
    Linda a foto das 4 gerações da tua família! Poucos tem o privilégio de ter uma dessas, e a Nina vai ouvir muito tu contar as histórias do Bisa!

    Ah obrigada por ter me aceitado!
    Bjs e muitas energias positivas!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada, meninas! agora ele está bem, do jeito que vinha vivendo, era muito triste de ver!
    Tati, sim, ela vive ainda. Mas não fala, não caminha... muito triste também!
    Bjo!

    ResponderExcluir
  4. Meus pêsames Bibi!
    E obrigado pelo carinho no meu cantinho!

    Mil bjus!

    ResponderExcluir
  5. Oi amiga, já nos falamos a respeito.
    Achei essa foto muito poética.
    Que ele descanse em paz!

    beijo no seu coração!

    ResponderExcluir

Pensa comigo?!?