quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

o caos é aqui


Hoje eu vim aqui pra “chorar”. Porto Alegre está um verdadeiro caos.
Não tem transporte público há quase duas semanas. Estão em greve. As pessoas não conseguem se locomover, trabalhar. Algumas escolas estão com horário reduzido pois os professores e funcionários não conseguem chegar ao trabalho e depois, voltar pra casa.
O calor está insuportável. Todos os dias, desde dezembro, têm feito 40° à sombra.
Quem pode ter um ar condicionado ou mesmo um ventilador (o que não adianta muito), até consegue dormir. Mas e quem não tem?
E quem trabalha no sol, nas ruas, nas calçadas, em lugares sem ar?
Na terça-feira faltou luz em vários lugares no RS (e em todo o país). E a falta de luz acarretou falta de água em alguns bairros daqui da minha região (graças a Deus, não no meu bairro – ainda!). Quase dois dias sem água. Quase dois dias sem banho. Imagine isso nesse calor.
Agora, some-se a tudo isso a tal greve. Virou o caos total.
Andando nas ruas, percebe-se que só está na rua quem realmente precisa e consegue. Muito pouco movimento. A economia vai por beleléu.
E pagamos impostos pra ter saúde, educação, transporte... e pagamos caro. E quando precisamos, o que fazemos: temos que pagar. Saúde pelo SUS, nem pensar. Educação pública em Porto Alegre, não d´nem pra cogitar. Transporte... bem, esse está numa situação caótica.
O negócio é: ter plano de saúde e, quando esse não atende, pagar particular; estudar em escola particular; e, por último, te rum carro pra transitar. E nem todo mundo tem isso. Nem todo mundo pode ter. E aí, Sr. Prefeito, Sr. Governador e Sra. Presidenta?
Hoje, quem quer se locomover, tem que pagar lotação (quase o dobro do valor de uma passagem de ônibus), pagar táxi, ou tirar o carro da garagem. Por conta disso, o trânsito está louco. Tem muito carro, congestionamento, gente que nunca dirige e que agora resolveu que vai dirigir (porque precisa). A poluição aumenta, o calor aumenta. E não chove. Ou, quando chove, cai pedra, dá vendaval.
É ano da copa. Se agora está assim, imagine na tal COPA!!!

6 comentários:

  1. Ahhhhh tua revolta é a minha também. Não aguento mais esse calor, meu ar estragou e tá impossivel viver! Sem palavras pro que tá acontecendo, mal consigo respirar! Sair na rua é uma coisa que não existe mais pra mim. Sempre tive a pressão muito baixa, agora grávida então, piorou mil vezes! Fico o dia todo em casa, me lamentando do calor e sofrendo com dois ventiladores na cara. Sério...não vejo a hora que isso acabe, logo eu que sempre amei o verão..

    Sabe o que é pior?! Fico imaginando se ano que vem não vai estar pior e eu com um bebêzico sofrendo tudo isso junto.

    Não tá fácil!!!

    Só lamúrias e desabafo hoje, desculpa heeh

    Graças a deus to indo pra praia hoje, ficar uns 15 dias pra ver se melhora um pouco com a brisa do mar!

    Beijooos e fiquem bem, segue o mantra "vai passar, vai passar..."

    ResponderExcluir
  2. Menina, eu moro do lado de Porto e o caos reflete aqui. Terrível, desumano são as palavras que definem o que vivemos!
    Falo que nunca vou esquecer esse verão, o pior que já passei com certeza!

    Mas segue o mantra.. vai passar!

    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Nossa....é uma situação caótica! As nossas vidas nas grandes cidades estão cada vez piores. As vezes eu me pergunto pra que tudo isso? Como vivemos mal, prisioneiros, como o equilíbrio da cidade é tenue, qualquer situação desestabiliza... aqui em sp tb é caótico, quamdo chove então.... ninguém anda pela cidade.... triste demais.

    ResponderExcluir
  4. Nossa que a absurdo amiga,nosso país ta uma vergonha,só pensam em copa e nada mais. Beijos

    ResponderExcluir
  5. MEO!
    que zoado!! Eu não leio isso nos jornais...ou passa batido por mim! 2 semanas sem busão!?? Copa, Copa.. eu já tô de saco cheio disso... bjs Bom fim de semana :) um bj na filhota!

    ResponderExcluir
  6. Menina, em SP não está diferente... só não tem greve, mas de resto... um lixo!!!!!!!!!

    Uma pena passarmos por tudo isso à toa, não é? O problema não é o calor, é todo o restante.
    (embora eu deteste calor!)

    Beijos!

    ResponderExcluir

Pensa comigo?!?