segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

1 ano e 7 meses

Hoje nossa Pitoca completa 19 meses de pura vida. Lá se foram 1 ano e 7 meses de amor. Muito amor, que, mesmo a gente achando que não dá pra aumentar, só aumenta. Aumenta, aumenta... Aumenta! Ufa... Transborda.
E Nina está cada dia mais sapequice pura. Rabugice pura. Manha e birra fazem parte do crescimento.
Dorme de noite. A noite toda. Amém!
Dorme de dia. Na escola, uma hora e meia de manhã e uma hora à tarde. Nos finais de semana, em casa, embala de 2 a 3 horas de soninho à tarde. Mamãe e papai agradecem e dormem junto.
Fala pelos cotovelos. O vocabulário aumenta a cada dia, cada hora... nem tem como relacionar tudo o que ela “tenta” falar, repetir.
Ela fala tudo no diminutivo. Então, tudo é “inho” ou “inha”. E fala meio cantado: “inhuuuuu”, “inhaaaaa”.
Já avisa quando quer ou está fazendo xixi ou cocô. Para num cantinho, fica séria. E perguntamos: o que tá fazendo, Nina? E ela responde: titi/totô. Será indício de desfralde? Já? Tão pequena!!!
E já se coloca sozinha os chinelinhos.
Toma mamadeira que parece um terneirinho. Ainda deixa alguma coisa na mamadeira. Nunca pede mais. Se termina o leite, ela olha e ri: “tomei tudinho!”, pensa.
É calorenta. Dorme sem coberta. Se estiver frio, tem que colocar roupa. Nesse verão, tem dormido de fralda, calcinha (porque se deixar sem calcinha, ela arranca as fraldas) e uma camisetinha.
Finalmente conseguimos trocar o bico número 1 pelo número 2. O número 1 é aconselhável até 6 meses. Mas tentávamos o número 2 e a Nina fazia ânsia. Acho que a boca dela é pequena. Semana passada ela perdeu o número 1 e no desespero, sem outro em casa, puxamos um número 2. Ela aceitou. E não quer mais a cordinha para segurar o bico. Parece que ela diz: “Isso é coisa de bebê!”.
Tem verdadeira adoração por gatos, cachorros passarinhos... quer pegar tudo que é bicho que encontra: moscas, formiguinhas, fefe-fedes, borboletas. Não tem medo algum. Temos que ter cuidado redobrado com qualquer bichinho que ela veja. Já quer pegar, abraçar, dar beijo, acariciar. Acho que poderemos ter uma veterinária no futuro.
Sabe direitinho o que é a roupa da mamãe e do papai, calçados da mamãe e do papai... e o que é dela.
Nina é uma criança que não gosta e não se prende à televisão. Não fica 5 minutos assistindo um desenho. Nem a Galinha Pintadinha prende mais a sua atenção. O mundo para ela é bem maior que um dvd, um programa de tv ou um cd de músicas. A curiosidade é tão grande, a sede por conhecimento é tanta, que nada a prende.
Adora fazer comidinhas. É só dar uma colher e alguns potinhos e ela fica por horas brincando. Assim poderá nascer também uma gourmet!
Outra coisa que prende a atenção da nossa pequena são as cadeirinhas. Ela tem duas daquelas que tem bloquinhos de montar e uma que veio com a mesinha de desenhar. Ela chega em casa, ou acorda pela manhã e vai pra sala, puxa as cadeiras e lá faz a dança das cadeiras. Esparrama todos os bloquinhos, sobe nas cadeirinhas, dança, pula e claro, senta! Também é algo que toma um bom tempo dela.
Esse verão está sendo de muito calor e Nina está aproveitando alguns momentos na sua piscininha e na praia. No começo, ela estava tímida. Mas, na escola, começaram a ter atividades na água e ela se soltou mais. Santa escola e a convivência com os coleguinhas.
Nina é uma criança desconfiada. Ela analisa tudo. Demora a se soltar, se entregar. Mas, depois de estar segura, se entrega. Essa é uma das suas principais características. Parece ser uma criança tímida, retraída. Mas que nada. É só o tempo de conhecer o território onde está pisando.
Nina é uma criança de gênio forte também. Signo de câncer, ascendente em peixes e lua em áries. Mas com jeitinho, conversa, diálogo e paciência tudo se resolve. Nada se resolve na base do grito com ela. Ela simplesmente ri se falamos com voz mais alta. Ela não entende que o tom de voz pode estar relacionado com algo. E às vezes me pergunto se eu estou certa (quem nunca ergueu a voz num momento de desespero!?!?!?) ou errada. Às vezes, dou graças a Deus por ela me fazer parar e pensar, respirar e rever como estou agindo. E aí, me corrijo. Acho que faz parte do aprendizado de mãe também.

Nina é nosso tesouro. Cada dia mais apaixonante! Cada dia mais linda! Cada dia mais Nina!

1 ano e 7 meses de doçura!

3 comentários:

  1. Bibi, o meu post de hoje tem a ver com o que tu publicou no FB, o link do post sobre criação com apego. Li, reli ( e também li teus comentários) e achei esse rascunho, dei uma incrementada e publiquei.

    Não é fácil criar filho, a gente sabe. João com essa cara de anjo (e anjo é) me faz avaliar e reavaliar a maneira que penso em criar ele. As vezes acho que sou doida, as vezes acho que estou no caminho certo . Ele é um anjo, mas um anjo que as vezes me tira da casinha, me cansa mesmo... e todo mundo sabe que cansaço acumulado é horrível, a gente faz besteira!

    Também acho que largar na frente de uma tv é mais fácil que dizer o porque das coisas, castigo é muito mais rápido e dói mais em uma criança. E tapa mostra quem manda, simples assim. mas esses não são o caminho, na minha opinião. Os bebês de hoje já nascem cheios de vontades, opiniões... cabe a nós encaminhar eles.

    Amiga, acho que a formula perfeita não existe, mas eu creio que toda mãe tem um anjo sempre a postos, que a auxilia, junto com o nosso instinto materno, que é poderoso. Se falar em Deus, esse nunca nos larga.

    Muita paciência, muito amor (que a gente tem de sobra pelas nossas crias), respeito pela personalidade própria deles e um dia de cada vez.

    É o jeito que levo a vida aqui... quando a coisa aperta eu rezo, eu saio de perto, vou na padaria, conto até 100 se preciso. E parece que tudo volta ao seu lugar.
    Mas não é fácil, nada fácil.
    Mas a gente consegue amiga! Afinal somos super poderosas \0/

    Beijos, fiquem com Deus

    ResponderExcluir
  2. Que lindaaa.Como ela dorme bem né Bibi?
    O Kenjinho tbm sabe de quem é cada coisa...é tao bonitinho ne?!
    Ele é como a Nina, adoraaaa cadeira . Puxa , empurra...arrasta...rs
    Parabéns Nina. Cada dia mais fofa.
    Um beijo pra vcs.

    ResponderExcluir
  3. Bibi, vc é a super modelo ai do sul! Linda demais! :) parabens e nós é que agradecemos por poder vir aqui e "presenciar" detalhes de vc e sua familia. bjs

    ResponderExcluir

Pensa comigo?!?