quarta-feira, 3 de outubro de 2012

o (meu) tormento da amamentação

Antes que alguém pense que vou falar mal da amamentação, deixo bem claro aqui que o que vou relatar é um sentimento meu.
Amo amamentar. Acho o máximo ver minha bebê crescer só tomando meu leite. Amamentação exclusiva e por livre demanda! Sou totalmente a favor da amamentação - para quem pode e consegue amamentar.
O que queria compartilhar são meus medos, minhas inseguranças e dúvidas a respeito desse ato tão bonito.
Sempre quis amamentar e quando a Nina nasceu conseguimos isso relativamente fácil. No começo, ela não tinha fome e os peitos encheram. Quase empedrou e tive que ordenhar. Aí, veio a fome, a pega foi fácil, não tive fissuras... e a coisa andou!
Tá, e vocês devem estar se perguntando: E onde está o problema?

O problema é comigo, com a minha preocupação em o leite faltar, não ter leite suficiente. E esse tormento me acompanha de mamada em mamada. Eu só fico feliz quando as peitcholas estão estourando (e isso só acontece pela manhã, depois de a Marina ter dormido 7, 8 horas sem pedir teta). Se estão murchas, eu já acho que vai faltar, ou que não tem leite, ou que ela vai passar fome... e ainda pra ajudar, meus peitos são tamanho P... P de pouco leite.... rsrsrsr
Eu tomo 4,5 litros de água por dia, tomo plasil de 12 em 12 horas, sou "usuária" de ocitocina, pelo menos uma vez por dia, tomo chá de erva doce, bem doce... ah, e faço a tal dança africana pros peitos encherem... e ainda assim me preocupo se terei leite.
Eu sei, é uma neura isso, chego a me sentir mal.  Mas eu queria saber se tem mais alguém nesse mundo que se sente assim como eu, se é normal a gente passar dia após dia, mamada após mamada, preocupada se vai ter ou não alimento pra prover pro nosso bebê!
A Nina está ganhando peso, crescendo bem, faz xixi e cocô a quase cada mamada e, ainda assim, eu não me sinto segura. Pode?! #amaeneuroticadeportoalegre...
Afe, me ajudem, me digam se acontece com vocês isso também... independente de amamentar exclusivamente ou não...
Será que estou descobrindo o que é ser mãe?! (viver preocupara pra sempre?!)
Beijos!

11 comentários:

  1. Bibi, eu tbem me sinto assim... Tenho complementado bem pouco com o NAN (apenas uma ou duas mamadeiras por dia), e só fico feliz quando o peito está beeemmm cheio, aí sim parece que tem leitinho à vontade. Quando dá uma murchadinha, já me preocupo... O Léo também está bem fortinho e a pediatra disse que é devido ao meu leite, que a quantidade que ele toma de NAN não faria ele crescer e engordar como tem acontecido. Acho que é normal a gente se preocupar assim... preocupação de mãe!
    Bjos

    ResponderExcluir
  2. EEEEEEEUUU! É uma tortura mesmo, principalmente pq se depender do Ben ele não larga o peito NUNCA! Adora chupar e eu já fico neurótica achando que o bichinho ta morrendo de fome.. Dai vou pesar ele (o pediatra disse que teria que engordar 600g)eele engorda 1.400kg!!!!!! Mae é tudo igual, só muda o endereço.
    Ilario teu modo de encarar a amamentação - se ao mesmo tempo não fosse frustrante se sentir assim, rs. E o pior, não passa, cada vez virá mais preocupações.
    Beijo :)

    ResponderExcluir
  3. Mãe se preocupa com tudo! Fica tranquila, quanto meno estresse melhor. Se ela está tão bem assim é porque seu leitinho tá ótimo!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  4. Aff amiga... Asmãesneuroticas do momento! Eu tbem me sinto assim, meus seios ja não enchem mais como no inicio e tudo que eu mais temo é ter que dar complemento, a pedi ate brigou comigo disse que a Bia ta ganhando peso então tenho leite sim mesmo que ache que não. Mas quem disse que a neura vai embora? Esse é o mundo das mamãesneuroticasdeplantão bem vinda amiga! Bjks

    ResponderExcluir
  5. Bibi, esse post parece que foi escrito por mim...rs
    Antes meus peitos vazavam de tanto leite.Precisava usar o tempo todo o absorvente de seios .Hj eles vivem murchos e também fiquei preocupada do Kenjinho estar passando fome.A pediatra disse que produzimos 1 litro de leite por dia...e hj ele suga com mais força , por isso sai mais leite e consequentemente ele fica menos tempo mamando.E mesmo com essa minha preocupaçao dos peitos estarem murchos , ele engordou 900 gr.Fiquei surpresa com isso.
    Mas então...se a Nina está crescendo e engordando , fica tranquila.
    Um beijo

    ResponderExcluir
  6. Ai gurias... que bom que não estou sozinha nessa neura... rsrsrs...
    Agora vi que realmente é normal... mesmo assim, vou continuar com o plasil e a ocitocina... e os baldes de água....
    Aliás, qto de água vcs tomam por dia!
    Bjos e obrigadaaa!

    ResponderExcluir
  7. Menina! 4,5 litros de água por dia?? Ocitocina? Dança africana???? Meu deus! Nao sei nada sobre ser mãe! Preciso de ajuda!! Hehehe
    Mas viu: acho que, pela minha parca experiência até agora, as preocupações só mudam de fase, pois é uma atras da outra! Kkkk
    E se a Nina esta engordando, fique em paz, esta tudo bem, certo?
    Depois me escreve no meu email que coisas são essas aí que vc anda fazendo amiga... Nao manjo nada...
    Bjs!

    ResponderExcluir
  8. Claro que pode, nós mãe nos preocupamos com as coisas mais malucas, rs.
    O peito inchado e grande, comigo foram só nas primeiras semanas, depois ficava sempre molinho, acho que é normal ;)
    Mas fique de olho no ganho de peso e se sua pequena está satisfeita após as mamadas.
    Bjus

    Rafa
    Rafaelando.com

    ResponderExcluir
  9. Bibi sua linda....vc anda me vigiando né? kkkkkkkkkkkkk ta sabendo q ando pela blogsfera mesmo sem fazer meus posts.....hehehehe

    Então amiga....acompanho todas vcs....e os bebes q nasceram....bom esses eu não posso deixar de acompanhar...afinal eu tbm tive uma " gestação" junto com vcs...afinal...foi desde o inicio né?! Me sinto assim...uma especie de #tiamamãevirtual...kkkkkkkkkk a louca!

    As vezes eu não comento...pois vejo q o assunto do post esta mais direcionado a perguntas a outras mamaes da blogsfera....e como ainda não sou....palpitar como?kkkkk ainda se pudesse ajudar né?! Mas como diz a minha mae...muito ajuda aquele q não atrapalha...então eu só fico lendo...rsrs
    Mas acredite.....entro todos os dias na blogsfera...raro o dia q não entro. E claro sempre visito a Nina....a Nina viu...não é vc...kkkkkkkkkk brincadeira.... eu sempre to por aqui amiga!


    Bezuuu e vc e na pequena!

    ResponderExcluir
  10. Vou te dizer que é só o começo das preocupações da vida de mãe hehehe. Tá que eu não sou mãe ainda, mas minha cumadre passou um pouco por isso também. Ela vivia fazendo de tudo pra ter leite, comia canjica que nem louca, quase todo dia haha água era toda hora, copos e copos.. é assim mesmo. E se te deixa menos preocupada, ela tem leite até hoje (pelo menos a filha dela, minha afilhada de 4 anos, diz que ainda tem leite sim hahaha e mama todo dia na hora de dormir).
    Ajudou um pouco? Espero que sim, rs
    Beijoss

    ResponderExcluir
  11. Bibi!

    Não sei como é este sentimento pois nunca tive o prazer de amamentar uma criança, mas via a minha irmã dando a teta e nunca entendia como um peitinho PP podia saciar a fome de um guri que nasceu com quase 4,5Kg e dava tudo certo toda vida, ele mamou nas tetinhas PP da minha mana até 1 ano e 2 meses, então eu penso que neste caso, tamanho não é documento hehe
    bjs amiga!!

    ResponderExcluir

Pensa comigo?!?