terça-feira, 22 de janeiro de 2013

os primeiros amigos

Primos são os primeiros amigos da nossa vida! Lembro-me da minha infância e da festa que era quando chegavam as datas comemorativas do ano (páscoa, natal, ano novo) e nos reuníamos com toda a família. Era só alegria (e muita briga também!). Veríamos os primos... nossos primeiros amigos.
Minha família era, até a um tempo, praticamente feminina. Meu pai é filho único e não tenho primos paternos. Minha mãe tem 9 irmãos – 10 com ela. Melhor dizendo, são 9 irmãs e 1 irmão. E a maioria dos meus primos eram primas meninas... na nossa época de criança, eram uns 3 ou 4 meninos e 12 ou 13 meninas.... a maioria esmagadora era mulher! Esse número se equilibrou quando começaram a nascer os “segundos-primos”, os filhos das minhas primas, os bisnetos. Agora somos praticamente meio a meio.
Mas voltando ao passado, eram datas muito esperadas, de muitas brincadeiras, muita diversão, muita sujeira na lama, no barro, na terra, na areia... corridas de pés descalços pela rua, calçadas, pela grama, escaladas em árvores. Ô tempo bom aquele!
Será que a Marina vai ter essa convivência com os primos? Queria muito que ela brincasse com eles. Moramos longe, mas queria que ela também marcasse essas datas como datas da diversão, do reencontro, da alegria.
Concordo que o mérito é sempre dos pais, que proporcionam esses encontros e essa convivência. Esse crescimento saudável dos filhos.
Ela ainda não tem primos paternos e parece que vai demorar um pouco para ter. Mas do meu lado, do lado materno, já tem – Arthur, Ricardo, Davi, Laura e Manu.  Laura tem 18 anos; Arthur, 11; Manu, 6; e Rica e Davi, um 1 e meio. Acho que ela vai brincar mais com o Davi e com o Rica, que estão mais próximo à faixa etária dela... Dizemos que ela vai liderar a gangue! Será?!?
Segue fotinho dos primos da Marina! Nossas paixões!
Marina e o priminho Davi

Marina e o priminho Rica

as primas Manu e Laura

Marina e o primo Arthur

6 comentários:

  1. Ai que delícia!!!!
    Eu também sempre brinquei com meus primos e sempre quis que a Alice tivesse bastante para brincar mas aqui fica dificil!! Do meu lado meus primos já são velhos, mas não o suficiente para ser papais kkkk do lado do Bruno a familia dele só tinha ele e a irmã, e agora tem um priminho de 5 anos, mas que já nao vai brincar tanto com a Alice, a irmã dele é nova entao nao vai ter filhos logo e do meu lado o meu irmao mais velho quer casar mas quer acabar a faculdade para ter filhos! Então tadinha vai ter que brincar com o pessoal mais velho mesmo, isso se as pessoas tiverem paciencia!!!

    ResponderExcluir
  2. Primos são tudo! A Mel tem muitos por parte do Deni! E eu farei questão que eles fiquem sempre por perto, pois acho que a Mel será filha única!!

    Lindos seus priminhos! A Nina vai aprontar muito com eles!!

    Beijos.

    Mãe e Mel.

    ResponderExcluir
  3. É amiga lendo os seus relatos me lembrei de mim e dos meus primos (e olha que são muitoooossss). Uma pena que eu conviva com apenas 2 ou 3...
    É a vida né. Espero que minha pequena seja mais feliz do que eu. E já começou bem, sua primeira priminha nasceu a 6 dias rssss.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    Esse teu post me bateu uma saudade dos meus primos que moram em Canoas e Triunfo...
    Morando aqui em SC perdi o contato com eles e só voltamos a conversar pelo face, morro de saudade de quando eramos crianças...
    Tu faz muito bem em alimentar o amor de primos da Nina!
    Os primos são nossos amigos e irmãos!
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Quantos priminhos! Minhas maricotas não tem primos, ainda reinam sozinhas, rs.
    Não vejo a hora dos sobrinhos chegarem para fazer uma gangue, rs.
    Saudades de vc, nos falamos depois da cirurgia.
    Bjus

    Rafa
    Rafaelando.com

    ResponderExcluir
  6. Nossos primos sempre sao mais nossos amigos do que os nossos irmaos.Eu sempre ia passar ferias na casa de uma prima quando pequena e guardo otimas recordacoes.
    Ter irmaos eh bom , mas ter primos eh maravilhoso!

    ResponderExcluir

Pensa comigo?!?