sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

consulta mensal com a pediatra

A última consulta da Marina na pediatra não foi das melhores. Aliás, na visão de uma mamãe, foi péssima.
Marina engordou, em um mês, 8 gramas por dia - menos da metade do esperado que são 20 gramas por dia. Cresceu 2 cm e agora está com 65 cm. Quanto à altura, até que está indo bem. Mas podia ser melhor. O peso... ah, o peso, não tá não... 6.515 gramas.
Tentamos achar motivos para ela não ter ganhado peso suficiente, já que come bem, mama bem, dorme bem à noite. Enfim, nunca chora de fome, brinca, é tranquila, um doce de menina.
Então, elencamos algumas coisas que podem estar influenciando no ganho de peso dela:
1.       O mamá do horário do almoço: nem sempre ela mama bem neste horário, já  que é dado na escola, no meio do barulho das crianças e gritos das professoras. Ela se dispersa muito, quer participar das conversas. Sem falar que ficam falando comigo. Isso é ainda pior, pois aí sim que ela não mama, só me olha. De 5 mamadas na semana, dá pra se dizer que 3 são ruins. Mais da metade das mamadas.
2.       Ela está jantando muito cedo. Na escola, a janta é servida as 16h30min. Depois desse horário, ela só mama no peito
3.       Ela não dorme muito durante o dia. Na verdade, dá dois ou três pequenos cochilos de 20 minutos cada. E só. Consequentemente, brinca bastante e gasta bastante energia nesse período. Acredito que bebês e crianças que dormem mais, engordam mais.
4.       Ela faz de três a quatro cocôs por dia. Então, ela come e processa bem. Intestino funciona que é uma beleza.
5.       Ela realmente não tem tendência a ganhar muito peso, tem um metabolismo acelerado e não vai ser gorda nunca!
Para os itens acima, quase todos, temos um plano de ação... ó, chique, né?!? Aí vai:
1.       Para o mamá do almoço, inserimos o LA. Uma mamadeira de 150 ml de LA em vez do peito. Assim, ela mama no mesmo horário que todos, sem pressa e sem estress.
2.       Marina vai jantar duas vezes no dia. Uma vez às 16h30min na escola e outra, às 19h30min em casa. Depois, peito e mamadeira, se necessário.
3.       Quanto ao fato de não dormir durante o dia, não há muito que fazer... é da natureza dela dormir pouco de dia e mais à noite (e graças a Deus ela dorme à noite, e bem!).
4.       Quanto ao intestino, que continue assim! Amém!
5.       Quanto a tendência a ganhar peso, que seja só o necessário. Já está ótimo.
Atacando os itens 1 e 2, esperamos recuperar um pouco o peso dela, e em 15 dias, ela volta à pediatra para pesarmos novamente.
Quanto ao restante do desenvolvimento, ela está super bem. A pedi gostou muito de saber que ela já senta, é atenta a tudo, presta atenção nas conversas, brinca com os brinquedos e se interessa por eles.
Ela também já inseriu outros alimentos na dieta: caldo de feijão e lentilha, gema de ovo, polenta e o LA.
Falando em LA, chegamos da consulta e eu já dei uma mamadeira de 120 ml para ela tomar, pois no dia seguinte ela já tinha que iniciar na escolinha. Tomou 100 ml rapidinho. Não fez cara feia, não rejeitou, não fez ânsia... mamãe aqui gostou da reação positiva, sem ressentimentos ou traumas.
Por enquanto o LA será dado só na hora do almoço, mas aos poucos vou desmamando do peito (ó dó!) e inserindo o LA em outros horários. Talvez eu dê uma mamadeira antes de dormir para ela dormir mais e melhor à noite, mais bem alimentada por mais tempo.
Enfim, minha parte eu fiz - LM até 6 meses e meio. E tenho que entender que se isso não é mais suficiente para ela, tenho que pensar no melhor. E o melhor é mais comida, um tantinho de LA, e muito AMOR!!!
Agora, é concentrar-se na alimentação dela e rezar para ela aumentar o peso nesses 15 dias.
Ah, Marina estava um pouco resfriadinha no dia da consulta e ela já examinou e deu um remedinho para ela tomar por 5 a 7 dias. Já está bem melhorzinha e quase sem coriza. Essa minha bebê é muito fortinha.
Olhem que graça ela sentadinha na balança:

Bom final de semana!
Beijos!

8 comentários:

  1. Ah, Bibi. De fora, eu poderia te falar que não é nada, mas se eu estivesse no seu lugar, ficaria triste tbm... Mas seu plano "estratégico" vai funcionar! E se ela brinca e dorme bem, ela está ótima! Vai ter corpo de modelo!!

    Beijos.

    Mãe e Mel.

    ResponderExcluir
  2. Coisa mais linda ela está!
    Ai, Bibi, entendo sua preocupação. E é tanto esforço q qd chegamos e vemos que quase não engordaram dá a sensação de um fracassinho, né?
    A Maísa começou com frutas e papinhas agora, então, estou meio sem controle, não sei se ela está indo bem ou não. E só teremos consulta em fev...
    Tenho certeza que com essas mudanças, a pequeninha vai engordar!!!]Bjks

    ResponderExcluir
  3. Bibi, entendo sua preocupacao pq tambem aqui ja passamos por isso. Na verdade estamos passando ,pq nesses 2 ultimos meses a pediatra disse que ele nao engordou o esperado .Mas ele esta bem e nao perdeu peso , acho que eh isso que vale mais.Nem adianta a gente ficar com neuras...nao resolve e ficamos preocupadas a toa.Ainda mais se a Nina come bem.Nem esquenta a cuca....rs
    Um beijooo pra vcs

    ResponderExcluir
  4. Poxa, Bibi. Deve ser horrivel a sensação, mas particulamente, acho que chega um momento que só o peito como leite nao sustenta tanto.

    Mas, vai funcionar bem agora.
    Ah, Mari ta linda!

    Bjao

    ResponderExcluir
  5. Ahhhh,ela ta muito fofa nessa fotinho.O Kenjinho abre um berreiro toda vez que vai pesar!Ele detesta
    tirar a roupinha pra medica e detesta mais ainda a balanca...rsrs

    ResponderExcluir
  6. Bibi, eu te entendo perfeitamente. A minha engordou 600 gramas no mês passado. O pediatra achou ótimo e eu péssimo! Eu praticamente dei só o peito pra ela este mês, e de um quilo e pouco, passou pra 600 gramas. Fiquei triste. E o médico me alertou que ela não vai ser gordinha; que provavelmente siga o biotipo dos pais, se eu não ficar lhe "entupindo" de comida. Só que ele foi ver a altura da mocinha e viu a hiperatividade dela, e com apenas três meses, já indicou algumas frutinhas para ela ir experimentando. Ela não enche a boca pra comer, mas está gostando. Pq a minha outra alternativa era aumentar o LA e, consequentemente, ela ir perdendo o interesse pelo peito (justo agora que jorra leite - finalmente!!! - custou pra caramba!) Só que aqui ela fica empatadinha com quase todos os leites que experimentei. Entao preferi incluir frutinhas. E não é que está dando super certo!

    A Nina é muito lindinha! Eu amo de paixão essa gatinha! Siga seus instintos! Amamente sempre que puder e dê as papinha, o LA, o que vc sentir que é necessário para a sua filha. Acredite: quem sabe é vc! Cada bebê é diferente do outro, tem necessidades diferentes! A mamãe dele é a pessoa que melhor saberá! Não deixe que ninguem te diga ao contrário ou queira te julgar!
    Há maes que amamentam no peito e tem bebe obeso! É muito pior, na minha concepção!
    A Nina vai ser modelo (se for baixinha ela será modelo fotográfico! rsrs). Ela é linda! Vão ser uma duplinha, ela e a Milena (que tbm não é bebê bolinho-fofo)!
    Embora eu ache lindo um bebê gordinho, sei que a saúde é o que mais interessa...e isso elas estão esbanjando! rs

    Te adoro, amiga! Fiquem com Deus!

    Bjão nosso!!!

    Tati e Milena...com amor para tia Bibi e pra amiguinha Nina.

    ResponderExcluir
  7. Bibiii que amada que a Nina está meu Deussss!!!!!
    Fazia mto tempo que eu não passava por aqui e amei vê-la super esperta, sentadona na balança!!!

    Amigaaaa o Kaike ainda vai fazer 4 meses agora dia 10 e já está do tamanho e peso da Nina!! #CHOQUEI
    Na última consulta com a nossa pedi ele estava pesando 6,180kg e medindo 63cm!!!(isso ha 2 semanas)
    Quase do tamanho da Nina!!!
    Ou Kaike é um mega bebêzão ou a Nina que é pequetitinha!!!

    Parabéns pela filhota, ta linda demais!!
    Com uma carinha de moça sapeca!!
    Amei saber que ela é a miss simpatia da creche, fofa demais!!

    Vou resumir rapidinho como estão as coisas por aqui: Kaike faz 4 meses dia 10, estou começando a dar LA p ele pq meus peitos já não estão lá dos mais cheios e o Kaike anda mamando de 2 em 2hs, ou seja, fica com fominha mto rápido...e tb em abril vai pra creche pq volto a trabalhar e já quero deixá-lo preparado pro q for vir!! Mas ele não é mto fã não do LA,prefere o leitinho da mammy (fico super orgulhosa rsrs).
    queria dar só o meu leite pelo menos até os 6 meses mas vi que é melhor p ele começar desde já com o LA!!!
    E no mais, super esperto, dando suas gargalhadas gostosas, já agarra tudo qto é objeto, brinca bastante e conversa mto do jeitinho dele!!
    Tenho mto orgulho dele e sou cada dia mais apaixonada (normal né).

    Bom Bibi, foi mto bom rever vcs e saber noticias!
    Fiquem com Deus ta!!
    beijinhos meu e do Kai

    ResponderExcluir
  8. Ola... Axei lindo seu cantinho...
    Minha princesa tbm e assim, sempre ganhou pouco peso, fizemos tds os tipos possivei e imaginaveis de exame e nada.... a conclusão é que é o biotipo dela! Ela tem 2 anos e 5 meses e tem 11 kg.... Mais saudavel impossivel!! beijos passa la no nosso cantinho!!


    http://mamaedaannalaura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Pensa comigo?!?