terça-feira, 15 de maio de 2018

a guarda provisória

E então começou a “saga” da guarda provisória. Nunca em minha vida pensei que o processo fosse tão enrolado. No dia 09/02 comunicamos à assistente social que queríamos a guarda da A. Como era véspera de carnaval, ela só encaminharia na quarta-feira o pedido. Todos os dias ligávamos para saber do andamento do processo. No dia 23/02 a juíza assinou o despacho autorizando o pedido de guarda. (existem outros termos que o fórum usa para essas etapas da adoção que não me recordo agora!)
A essa altura, A. já estava matriculada na escola e, inclusive, frequentando a escola. Super adaptada à nova rotina familiar e escolar. Como nova vida, novos amiguinhos, novas professoras. Um novo mundo, bem distante e diferente de tudo que ela vivia. Já não falava mais em voltar “pra casa” e muito pouco nas pessoas que moravam com ela.
Minhas férias acabaram dia 16/02 e sem guarda para solicitar a licença, eu retornei dia 19/02. Até o momento, o documento efetivo da guarda não saiu. E, portanto, sigo trabalhando, sem meu direito à licença. (Também sem direito de tê-la como dependente e ela poder usufruir do plano de saúde, por exemplo. E eu sigo rezando para ela não precisar de médico até ela estar no plano)
Me explicaram, lá no fórum, que agora vem um tal documento para a nossa cidade (físico, porque nada é on line neste processo) que eu entendi ser a guarda provisória, em que eu e marido assinaremos e aí toda a situação se regulariza.
E então inicia o período de convivência que é avaliado por visitas de assistente social até esta/este dar o parecer favorável à adoção.
E a adoção traz nova certidão de nascimento, como o nosso nome como pais da A. e com o nosso sobrenome ao nome dela.
Mas isso é assunto para outro post, daqui há algum tempinho.
É muito fascinante como tudo se encaixou e como parecia que ela já convivia com a gente desde sempre. Acredito muito que isso vem de outras vidas e ela escolheu, nessa vida, estar conosco. Assim como nós escolhemos recebe-la.

Seja bem vinda, nossa segundinha! Amamos muito você e estávamos te esperando há anos! :) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensa comigo?!?