segunda-feira, 10 de outubro de 2016

de onde vem tanta pergunta, meu Deus!?!?

A fase dos 4 anos é uma fase um tanto questionadora. Nunca vi a Nina perguntar tanto, sobre tudo, sobre qualquer coisa. Perguntar do tipo: por que amarelo se chama amarelo?
Têm dias que o repertório das respostas esgota.
Embora eu sempre fale a verdade para ela e só responda o que ela pergunta, ela usa a técnica dos 93849184 por quês... e chega uma hora que não tem mais o que falar e aí ela mesma reponde: "porque sim, mamãe?" ou  "porque não, mamãe?". Ela sabe que chegou no limite das respostas.
E é uma fase muito legal. Uma fase de tantas descobertas.

Algumas perguntas que Nina mais faz:

  • Por que a gente morre?
  • Por que papai do Céu é invisível?
  • Por que tem água nas nuvens?
  • Por que a chuva cai?
  • Pra onde a gente vai quando morre?
  • Todo mundo que fica velhinho vai morrer?
  • Criança morre?
  • Por que cachorro não tem pé e tem pata?
  • Onde o Papai do Céu mora?
  • Onde eu estava quando vocês tiraram essa foto (e aponta pra alguma foto)? Eu morava com o Papai do Céu?
  • Mamãe, como você falava quando era criança? e você, papai?
  • A mamãe e o papai iam pra escola?
  • Quando eu crescer, eu vou trabalhar?
  • Quanto anos fulano tem?
  • Ele é mais velho que eu?
  • Quanto é 15? E 10? E20? E40? (Temos que mostrar com os dedos)
  • Quem nasceu antes: eu ou fulano?
  • No que a vovó trabalha? E o vovô?
  • Por que eu tenho que ir pra escola?
  • Por que o avião larga fumaça quando tá voando?
  • Por que tem vento?
  • Isso é caro ou barato?
  • Tu tem dinheiro pra comprar, mãe?
Ufa... é taaanta pergunta... não tem como lembrar de tudo!
Mas é tão bom acompanhar o desenvolvimento e o raciocínio dela. A lógica das coisas!

Um comentário:

  1. Amiga eu leio o Post já pensando que vou passapor essa fase daqui a pouco... E quanta imaginação hein.... Intrigada pelas respostas...beijos

    ResponderExcluir

Pensa comigo?!?